SEJAM BEM VINDOS

Minha foto
ESTE BLOG FOI CRIADO PARA QUE AS PESSOAS CONHEÇAM O TRABALHO REALIZADO NO CEI ALFREDO LEMSER. ELE ESTARÁ SEMPRE RECHEADO DE ATIVIDADES, IDEIAS,PROJETOS, FOTOS E VÍDEOS. NÓS, DIREÇÃO, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DO CEI ALFREDO LEMSER, ESTAMOS ORGULHOSOS DE EXPOR NOSSAS ATIVIDADES PARA QUE AS PESSOAS POSSAM ACOMPANHAR DE PERTO O QUE ACONTECE E PRINCIPALMENTE O QUANTO NÓS AMAMOS O QUE FAZEMOS! SEJAM BEM VINDOS, ESTAMOS ABERTOS A SUGESTÕES, DICAS, COMENTÁRIOS... SOMOS UM CEI PREOCUPADO COM A EDUCAÇÃO DE NOSSOS PEQUENOS ALUNOS.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

CULTURA JAPONESA

As turminhas do B II A, M I A e M I B ainda estão dando continuidade ao Projeto Jornal na Escola e esta semana estiveram trabalhando sobre a cultura japonesa, dentre as atividades desenvolvidas foram confeccionados TSURUS, origami que simboliza a PAZ, conhecendo a lenda dos mil Tsurus, conhecendoma esrita japponesa, trabalhando com colagem as crianças fizeram a moldura em forma de mosaico, da escrita de seu nome.




LENDA

O Tsuru feito de papel se tornou símbolo da paz recentemente, como resultado da história de uma jovem japonesa chamada Sadako Sasaki. Sadako nasceu em 1943, tinha dois anos quando a bomba atômica foi lançada em Hiroshima-Japão em 06 de agosto de 1945, muitos vizinhos de Sadako morreram, mas ela não se feriu, cresceu e era uma garota forte e corajosa praticante de atletismo.

Em 1955 depois de participar de uma grande corrida e fazer seu time vencer, ela sentiu-se extremamente cansada e com tonturas, depois que a tontura passou pensou que era consequência do esforço pela corrida. Um dia Sadako voltou a sentir tontura a ponto de não conseguir levantar, foi levada ao hospital e diagnosticada com Leucemia a "doença da bomba atômica," a melhor amiga de Sadako foi visitá-la levou-lhe papéis de origami e contou-lhe uma velha lenda japonesa a dos mil Tsurus, Chisuko explicou-lhe que Tsuru é uma sagrada ave japonesa que vive mil anos e que se uma pessoa dobrasse mil Tsurus de papel teria um desejo concedido.

Sadako ficou com a esperança de que os deuses lhe concedesse-na a cura e então pudesse voltar a correr. Assim , Sadako passou a dobrar os Tsurus de papel, sua família visitava-a frequentemente no hospital e ajudavam a fazer os Tsurus. No entanto Sadako consegui apenas 600 Tsurus e veio a falecer no dia 25 de outubro de 1955, aos 12 anos.

O principal dessa história é que ela nunca desistiu, continuou a dobrar os papéis enquanto morria. Inspirados na sua força e coragem seus amigos e colegas de sala montaram um livro com a cartas escritas por ela e publicaram. Dessa maneira eles começaram o sonho de construir um monumento para Sadako e para todas as crianças que faleceram devido a bomba atômica. Jovens japoneses passaram a arrecadar dinheiro para esse projeto.

Em 1958, a estátua de Sadako, segurando um Tsuro dourado foi construída no Parque da Paz em Hiroshima. As crianças também fizeram um desejo, escreveram na estátua e leram-no:

"Esse é o nosso grito. Essa é nossa reza. Paz no mundo!"





Um comentário:

  1. VCS SÃO MARAVILHOSAS.TUDO LINDO...ADOREIIII
    SAUDADES!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir