SEJAM BEM VINDOS

Minha foto
ESTE BLOG FOI CRIADO PARA QUE AS PESSOAS CONHEÇAM O TRABALHO REALIZADO NO CEI ALFREDO LEMSER. ELE ESTARÁ SEMPRE RECHEADO DE ATIVIDADES, IDEIAS,PROJETOS, FOTOS E VÍDEOS. NÓS, DIREÇÃO, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DO CEI ALFREDO LEMSER, ESTAMOS ORGULHOSOS DE EXPOR NOSSAS ATIVIDADES PARA QUE AS PESSOAS POSSAM ACOMPANHAR DE PERTO O QUE ACONTECE E PRINCIPALMENTE O QUANTO NÓS AMAMOS O QUE FAZEMOS! SEJAM BEM VINDOS, ESTAMOS ABERTOS A SUGESTÕES, DICAS, COMENTÁRIOS... SOMOS UM CEI PREOCUPADO COM A EDUCAÇÃO DE NOSSOS PEQUENOS ALUNOS.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PROJETO LITERÁRIO

Como uma das atividades do Projeto Literário os alunos dos maternais I,II,III receberam um dos artistas do C.E.I, Helio Westphal. Ele encantou as crianças com uma história que fez parte da sua infância, o anão misterioso.

PASSEIO DA TURMA M III B

No dia 27 de outubro de 2010 a turma da M III B do CEI Alfredo Lemser, juntamente com as professoras Grasiele e Neide e as estagiárias Andreia e Grazielle (do curso de Pedagogia da UNC-Curitibanos) realizaram estudo do meio em um sítio resultado da culminância do projeto "animais" elaborando pelas acadêmicas e executado com a turma. Neste as crianças tiveram a oportunidade de conhecer vários animais como por exemplo: a VACA,PERU,CACHORRO,GALINHA,TOURO,PINTINHO, entre outros. O trabalho foi muito significativo e trouxe ótimos resultados. Agradecemos aos pais que nos acompanharam nesta atividade e também os demais que de alguma forma colaboraram para que esta atividade fosse realizada. Foi muito gratificante ver a alegria das crianças neste passeio.





SEGUNDO ESTÁGIO CURSO DE PEDAGOGIA 4° FASE UNC 2010




É bem verdade quando se diz que, o estágio é a oportunidade de ver a PRAXIS pedagogica ( teoria e pratica de mãos dadas).

É também neste período que podemos observar os professores e profissionais da Educação.

Nós podemos dizer que fomos privilegiadas fazendo parte por alguns dias da sala M III B, onde nos deparamos com crianças maravilhosas e uma dupla de profissionais da educação que nos ensinaram muito. Pessoas realmente comprometidas com o objetivo da escola.

Nesta oprotunidade desenvolvemos um projeto cujo tema é animais domésticos e selvagens e tem como objetivo conhecer as principais caracteristicas dos animais e sua importancia para o meio ambiente.

É com oportunidades como estas que podemos ver se é isso mesmo que busca-mos para nossa vida, se realmente queremos assumir este compromisso, com suas frustações e com suas vitórias.




quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SER EDUCADOR NOS DIAS DE HOJE

Os nossos meninos não são os de antes...
Trocaram os brinquedos de madeira pelos sofisticados
brinquedos de luz e som, que só com o simples toque numa
tecla fazem aparecer o mundo fantástico da eletrônica.

As educadoras não as de antes...
Fotocopiam, ampliam, colam papéis de texturas maravilhosas,
e reconstroem pegadas de animais pré-históricos só com o
simples ato de misturar água e gesso...

Mas há coisas que não mudam, que otempo e os anos respeitam...
O olhar de uma criança de mão dada com o/a
seu/sua educador(a) e o contato silencioso, caloroso;
são sinais entranhados de um código único,
de um sentimento profundo de amizade.

Uma criança e o/a seu/sua educador(a)...são capazes de tudo.
Podem passar horas juntos escutando cantigas, resolvendo
problemas com carícias e pauzinhos ou simplesmente brincar com a imaginação.
Podem fazer as maiores invenções e tentar
salvar o mundo plantando uma árvore.

Não são as crianças de antes...
As educadoras e os educadores não são os de antes...
O mundo não é o antes...

Mas há coisas que não mudam, a capacidade de
desumbramento, a força da natureza, o olhar de uma
criança e o carinho de um(a) educador(a)
que sonham e trabalham juntos por um mundo
melhor, com um código único, eterno, poderoso,
indestrutível: o de uma profunda amizade.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

"FANTASIAS"

Ao ingressar a criança na escola leva-a a se deparar com uma série de oportunidade, com angútias diversas, com novos encargos sociais e com necessidade de externalizar e de elaborar os conflitos do seu desenvolvimento.
O fantasiar e o conto de fadas é um instrumento importante para auxiliar a criança a lidar com a ansidade e a superar obstáculos e controlar seus medos diante das vestimentas.
Ao fantasiarmos as crianças tivemos como objetivo fazer com que eles participassem da história e que aos poucos percam o medo e o receio da fantasia, dos fantoches, entre outros.
A magia do fantasiar está em deixá-lo fluir, em dar asas à imaginação, em possibilitar que o professor e alunos compartilhem novas emoções e em criar um modelo de educação que acolha a fantasia e a criatividade.






Visita a Clínica Veterinária Amigo Fiel

Aproveitando o encejo sobre os trabalhos dos animais, os alunos do M III B do CEI Alfredo Lemser foram no dia 21/10/10, visitar a Clínica Veterinária Amigo Fiel, no qual tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e receber orientações da Proprietária e Veterinária do estabelecimento Camila Cerati de Almeida, sobre os principais cuidados que devemos ter com os animais domésticos, que foram de grande valia para os alunos levando em consideração que a maioria tem animal.

Para finalizar aproveitamos a reportagem do Jonal " A Semana".

Através da entrevista cedida pela Veterinária Camila ressaltou a diferença de um passado recente com o atual na questão do abandono dos animais quando doentes, desta forma dispertando nos alunos do "M III B" o interesse pela reportagem e também com os cuidados que devemos ter com os animais, sejam eles de estimação ou não.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CONTINUAÇÃO PROJETO " ANIMAIS "


O M III B está trabalhando o projeto " ANIMAIS ", junto com as acadêmicas de pedagogia, ressaltando os domésticos e selvagens, no qual a criança distigua suas diferenças e contribuições no meio ambiente, concientizando e educando.