A cozinha brasileira é formada pelo intercâmbio das práticas de vários segmentos da população. A formação de pratos como simbolo regional e nacional reforça a dimensão da culinária como representação da diversidade. A culinária de um país é o registro de sua história e da intensidade das trocas entre diferentes culturas em um território.
Os desafios centrais colocados para as políticas públicas de cultura são os de registrar e preservar a memória dos costumes brasileiros,diagnosticarem nacionalmente as diversas culinárias existentes, difundir o conhecimento da culinária nacional e garantir condições de segurança alimentar por intermédio de uma política de difusão da nossa culinária que garanta a apropriação, real e simbólica, por parte da população.
Graças a esse intercâmbio,os desbravadores de mares nunca antes navegados revelaram-se excelentes cozinheiros,ou melhor, mostraram ser alquimistas capazes de dosar os produtos regionais com os trazidos de ultramar. Por tudo isso, o texto pode ser um ponto de partida muito gostoso para examinar com os alunos as influências culturais recíprocas no interior do império português.
Nessa perspectiva, valorizando a nossa cultura e celebrando a festa municipal Expocentro, os alunos do Berçário II B receberam a dona Rose grande cozinheira curitibanense e coordenadora do restaurante da festa para que preparasse uma receita típica da festa, o entrevero, na ocasião dona Rose deu dica de preparo dessa receita contabilizou as porções e ainda brincou com as cores dos alimentos, já que se tratava de crianças bem pequenas. As crianças que antes da visita da grande cozinheira haviam feito estudos sobre a Expocentro no Jornal A Semana, ficaram muito atentos à receita tendo um resultado bastante positivo. A dona Rose nossos sinceros agradecimentos e desejos de que continue sendo essa cozinheira dedicada e amorosa que é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário